Tudo que era antigo e ultrapassado está voltando ao cenário, por exemplo, antigamente assistimos ao final e desuso dos discos de vinil, mas, com o grande advento da pirataria, ele está na iminência de voltar. Com isso muita coisa está sendo ressuscitada, isso ocorre até mesmo na esfera da arquitetura. Antigamente utilizava-se muito o piso queimado, mas, com o passar do tempo caiu em desuso, porém agora volta aos poucos e nas construções mais luxuosas possíveis. Esta técnica antiga é bonita, simples e muito econômica, talvez, trinta vezes mais barata que pisos. Porém, para fazer a aplicação com qualidade e a estética imaginada não é fácil e por isso um bom profissional deverá ser acionado.
O primeiro grande detalhe está no tipo de superfície que receberá a aplicação, deve ser em cimento armado e bem nivelado. Uma massa de cimento e areia fina deve ser feita para dar aderência e receber o outro cimento para “queimar” e dar a forma final. Este revestimento deverá ser de mais ou menos cinco a sete centímetros e se possível, acrescentar resina adesiva vinílica, para que possa dar melhor aderência e impermeabilidade ao seu piso revestimento. Assim você poderá aplicar o pó de cimento fazendo um polvilhamento sobre o revestimento e jogando um pouco de água para alisar com uma desempenadeira de ferroou plástico muito liso e que não tenha desgastes, isso evitará arranhões no piso. Ele fica em uma cor escura ao final, por isso é recomendável que você utilize uma coloração, como o xadrez, para deixar da cor desejada. Existem muitas cores que ficam muito bonitas, tais como azul claro, vermelho e verde. Uma das vantagens é que com um bom enceramento na cor do piso, sua casa fica brilhando e mantém a qualidade estética. Todavia, um dos problemas desse piso é o risco de escorregamento que ele proporciona, caso não tenha cuidado você poderá cair facilmente, pois, ele é muito liso e encerado fica pior ainda.
Como ele está voltando em alta numa época mais moderna, alguns recursos estão sendo implantados e ele está ficando bem mais moderno. No processo em que é queimado estão criando um efeito textura, o mesmo que é utilizado nas paredes. Alguns desenhos são desenvolvidos e ele fica menos escorregadio, mas, deve-se manter muito cuidado, haja à vista, que ele pode ficar com excesso de textura e áspero, acumulando sujeira e tornando sua casa bem mais suja. Em outros modelos a inovação é em criar o piso em formato de placas e entre estas fazer um friso com pedaços de mármore ou granito. Não que fique um luxo, mas, ajuda muito quem quer construir algo mais rápido possível, agradável e que fique bonito. Para fazer esse tipo de piso não é caro e você também economiza na mão-de-obra, pois, este serviço é rápido e não custa caro para executá-lo. Este recurso também é muito utilizado por proprietários de pousadas, hotéis fazendas, entre outros, devido à grande quantidade de quartos que eles precisam construir e esta ser uma forma de revestimento bastante econômica. Alguns desses espaços, a exemplo dos hotéis, utilizam de técnicas específicas que incrementam a qualidade e deixa um verdadeiro charme o piso interno. Para tanto será necessário que a mobília faça jus e esteja em sintonia com o piso em cimento queimado, mas, deve ser muito cautelosa o fator cor e aplicação de cera. Os riscos de um piso queimado com cera são bem maiores que um piso em cerâmica, haja à vista, que este último tem o recurso de antiderrapante.
Um dos maiores problemas atualmente é a falta de pedreiros que dominam este tipo de serviço, pois, por mais antigo que seja, acabou em desuso e poucos conhecem a técnica. Uma das palavras mais pesquisadas no Google ultimamente no setor de construção civil é justamente o piso queimado. Você poderá consultar modelos e diversas técnicas para deixar a sua construção ainda mais rentável. O piso queimado não danifica, não perde o brilho e pode ser sempre conservado se bem aplicado, porém, evite pancadas e pesos sobre ele, com o passar do tempo ele poderá começar a estourar e criar rachaduras. Na hora de remover algum móvel não o coloque com força e nem deixe cair coisas pesadas. Diferente do piso cerâmico que é esmaltado, o piso queimado é mais passível de arranhar em caso de arrastar uma rack, um sofá etc. Mesmo com essas limitações o piso queimado ainda é muito sugestivo, por questões de praticidade, economia, qualidade e durabilidade. Caso você tenha dúvidas pode consultar um profissional que tenha conhecimento do assunto e este lhe explicará mais detalhadamente. Esses pisos queimados são passíveis de perder qualidade quando o cimento utilizado também não possui qualidade, é sempre bom avaliar a capacidade e a classe. Caso você não utilize material de boa qualidade, poderá ter problemas com a durabilidade do piso queimado. Informe-se da melhor marca de cimento em sua região e qual o melhor profissional na aplicação. No mais, estas são às nossas dicas e esperamos que você tenha gostado e fique sempre aqui informando-se conosco, neste que é o mundo de todas às tribos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!