Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)
Apesar de ter aturado o pai bêbado muitas vezes, Dercy não era uma jovem amargurada e assim que teve oportunidade conseguiu um trabalho em um cinema, onde a renda era revertida para ajudar a família. Vendo os filmes na hora de expediente, a moça aprendeu a se maquiar e se portar como as atrizes e então descobriu que desejava fazer aquilo pelo resto da vida.
Aos 17 anos a jovem Dolores decidiu que iria atrás do seu sonho e então fugiu para Macaé, escondida em baixo de um vagão de trem, arriscando a própria vida pelo sonho. Chegando ao destino, Dercy se juntou a trupe de teatro mambembe, onde conheceu diversos atores de circo.
Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)
No circo, a atriz se apresentava ao lado de Eugênio Pascoal, por quem se apaixonou perdidamente e manteve um relacionamento durante alguns anos. Eugênio foi o primeiro namorado de Dercy, aos 25 anos, e apesar da idade, ela ainda era muito ingênua e acabou sendo violentada pelo próprio namorado, que a chantageava dizendo que terminaria o namoro.
De acordo com um depoimento da própria atriz, na noite em que perdeu a virgindade, ela usava uma camisola feita de saco de arroz, ainda brincava de boneca e não sabia nada do que estava acontecendo. Anos depois, depois de muitas brigas por causa do ciúme violento de Eugenio, Dercy resolveu abandoná-lo.
Enquanto excursionava com o circo, Dercy contraiu tuberculose e ficou muito doente, mas recebeu ajuda de um exportador de café chamado Ademar Martins, que se sensibilizou com a situação da jovem e custeou seu tratamento. Depois de curada Dercy largou o circo e acabou se apaixonando pelo homem, com quem teve um caso e uma filha chamada Dercimar, junção de Dercy com Ademar.
Dercy Gonçalves. (Foto: Divulgação)
Em 2007 ela completou cem anos – na realidade 102, já que foi registrada com 2 anos de atraso – com uma grande festa, além de ter subido pela ultima vez aos palcos. No ano seguinte a atriz faleceu vitima de uma complicação decorrente de uma pneumonia grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!