O mesmo filho não pode aparecer como dependente na declaração de ambos os cônjuges.
O Imposto de Renda cobrado sobre o casal pode ser declarado em conjunto ou separado, cabe aos dois definir o melhor meio. Os especialistas recomendam simular os valores para definir qual tipo de declaração é mais vantajoso financeiramente para o contribuinte.
IR 2012: Declarar separado ou em conjunto?
A declaração separada se revela mais interessante quando os dois cônjuges são contribuintes. Desta forma o limite de isenção será mais alto do que declarar os rendimentos como casal. Os proprietários de imóveis e patrimônios devem ficar atentos aos critérios da Receita, pois as alíquotas do IR 2012 colocam as tarifas lá em cima. A declaração separada também é recomendada para o casal que tem poucos gastos, devido ao desconto mais significativo.
É possível declarar em conjunto ou separado.
No caso dos dependentes, se o filho é incluso na declaração do pai, ele não pode aparecer na da declaração da mãe e vice-versa, ou seja, o mesmo dependente não deve ser vinculado a dois CPFs diferentes ao mesmo tempo. O filho com até 21 anos de idade ainda pode ser considerado dependente dos pais. Com a comprovação de que o jovem está fazendo Ensino Superior ou Curso Técnico, sua condição de dependência se estende até 24 anos de idade.
Os bens em comum do casal também precisam ser declarados. No caso das declarações realizadas separadamente, tanto o marido como a mulher pode informar sobre a existência do bem. Já o outro cônjuge deve lançar na sua ficha que o patrimônio foi declarado pelo companheiro (a), de acordo é claro com as leis vigentes.
Pessoas divorciadas que não oficializaram a separação e precisam declarar imposto de renda devem considerar ainda o estado civil de casado e prestar constas a Receita sobre os bens que possui junto com o (a) ex.
Não deixe para declarar o IR na última hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!