Fluoxetrina é a base de um medicamento mais conhecido no mercado como Prozac e é um medicamento de tarja preta, ou seja, só pode ser vendido sob prescrição médica e tem sua venda controlada. Entre as doenças que ajuda a tratar, estão a depressão, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC’s), a bulimia nervosa, entre outras doenças nervoas, custa muito caro, mais é altamente eficaz contra essas doenças. Tem sua maior popularidade nos Estados Unidos, onde se encontra o ambiente mais propício para o desencadeamento dessas doenças. Digo isso, pois são doenças psicossomáticas, que vem como um efeito dominó de outros problemas, de cunho muito mais social, como o stress do dia-a-dia, a pressão para se conseguir melhores resultados, a ansiedade, a insegurança.
O Prozac, ou fluoxetina, que é o termo que te trouxe até aqui, é um medicamento da mais alta tecnologia que serve para ajudar com asdoenças psicodepressivas. Quantas vezes vemos pessoas andarem por aí, bonitas esorridentes, sem imaginar o abismo que está em seu peito e os transtornos da sua mente. E a depressão que a assola afeta não só a si mesma, como a seus familiares, amigos, companheiro (a) e colegas de trabalho, interfere em sua carreira e em seus estudos e na sua vida social. É uma doença muito subjetiva e dificílima de se diagnosticar por pessoas leigas, só sendo percebidas pelas pessoas mais próximas do paciente.
O medicamento só pode ser prescrito por um psiquiatra e seu uso é controlado, por isso a tarja preta, por um psiquiatra ou por um psicólogo, pois ele, por si só, não cura a depressão. Interromper o tratamento, também, não é uma boa idéia, pois as crises podem voltar mais fortes e mais difíceis de controlar. O medicamento é altamente eficaz e há diversos relatos de sua eficácia, na Internet. Mas ela não deixa de ser só uma droga, um medicamento.
E como já dissemos, por si só, não cura o paciente. É preciso muita força de vontade e ajuda da família para vencer a depressão. Mas, por que a melhor saída é a fluoxetina? Não existe uma alternativa mais econômica? Existe, mas a fluoxetina é a que tem o grau mais baixo de efeitos colaterais e maior eficácia. Por isso é a primeira alternativa, sempre. Ela é vendida sob receita em várias farmácias e o preço da fluoxetina é em média: R$46,50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!