Osteomielite é uma doença ocorrente de uma infecção aguda ou crônica no osso que é causada principalmente por bactérias gram-positivas, entretanto, pode ser causada por infecções por fungos e está relacionada com uma lesão traumática óssea ou pelas bactérias que acabam atingindo a corrente sanguínea, infectando o osso.
Há dois tipos de osteomielite, a aguda e a crônica que afeta principalmente pessoas que tiveram algum trauma recente como uma fratura exposta, além de pessoas que sofrem de diabetes e que fazem hemodiálise, também pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas e usuários de drogas intravenosas. Conheça um pouco mais sobre os dois tipos de ostemielite:
Ostemielite Aguda
Ostemielite Crônica
A ostemielite crônica é causada por uma sequela da ostemielite aguda, sendo causada pelas bactérias como Estafilococos, Estreptococos e a Pneumococos.
Ostemielite aguda e crônica sintomas
Entre os principais sintomas estão: dor intensa no osso infectado, geralmente ossos longos dos membros e coluna vertebral, também próximo ao joelho. A dor é intensa e frequente e, normalmente piora no período noturno e ao movimento. Outro sintoma é a inflamação que causa o vermelhão e a quentura na área afetada. Além disso, o paciente sente febre alta, mal-estar e arrepios.
Osteomielite aguda tratamento
Ostemielite crônica tratamento
No caso da ostemielite crônica, causada pela aguda não tratada adequadamente ou mesmo o organismo não respondeu à terapia, é indicado que seja realizada uma intervenção cirúrgica para drenar o líquido acumulado e reparar os tecidos que foram danificados por conta da infecção. Em casos mais graves é necessária a retirada total da região óssea afetada e sua substituição por meio de transplante ósseo.
Normalmente os ossos das pernas, antebraços, pelve, clavícula e coluna são os mais afetados pelas bactérias causadoras de ostemielite, por isso é necessário um acompanhamento médico especialista no assunto para que o problema seja identificado o quanto antes e tratado na fase de ostemielite aguda, evitando assim o agravamento do problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!