O auxílio-reclusão contribui com a família do segurado que está preso. (Foto:Divulgação)
O que é o auxílio-reclusão?
O auxílio-reclusão é um benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ajudar a família do presidiário. Enquanto o segurado permanecer preso em regime fechado ou semiaberto, os dependentes recebem uma assistência financeira para não passar dificuldades.Para que os seus familiares recebam um salário pelo auxílio-reclusão, o preso não pode receber remuneração da empresa na qual trabalhou, nem auxílio-doença, aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário. Em casos de liberdade condicional ou regime aberto, o segurado deixa de receber a assistência.
O benefício é pago aos dependentes legais do detento. O valor varia de acordo com as contribuições. (Foto:Divulgação)
Em muitos casos, o auxílio-reclusão se transforma na fonte de renda da família do presidiário, por isso o benefício é tão importante. Embora o provedor do núcleo familiar esteja na prisão, os seus dependentes legais recebem o benefício. Se o segurado morrer na prisão, o auxílio se transforma em uma pensão.
Valor do auxílio-reclusão
O cálculo do auxílio-reclusão é realizado de acordo com a regra de pagamento de pensão. A quantidade paga não é proporcional ao número de dependentes, mas sim o valor determinado pelo INSS é dividido entre as pessoas que dependem do presidiário. O cálculo do benefício varia conforme as contribuições que o segurado fez à Previdência Social. O valor médio recebido pelas famílias todo mês é de R$ 681,86.
Como desbloquear o auxílio-reclusão?
Para desbloquear o auxílio, procure uma agência da Previdência Social. (Foto:Divulgação)
Para desbloquear o auxílio-reclusão ou até mesmo solicitá-lo, é necessário requerer agendamento prévio através do portal da Previdência Social ou pela central de atendimento 135.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário!